História:
A história desta raça começou no início dos anos 60 quando Jean comprou um leopardo asiático (Felis bengalensis), felino selvagem originário da Malasia e India. Jean era graduad em genética e apaixonada por gatos. Ela teve ótima idéia de cruzar um leopardo com uma gata da raça American Shorthair. Deste cruzamento nasceram dois filhotes, mas só a fêmea, chamada de Kin Kin, sobreviveu (F1).
Em 1975, Jean conheceu o geneticista Willard Centerwall que já trabalhava com o cruzamento entre leopardos asiáticos e gatos domésticos na busca de um gene que imunizasse os leopardos contra a leucemia felina. Quando Willard terminou as suas pesquisas doou os gatosque nasceram desses cruzamentos e Jean ganhou cinco filhotes para ela.
Curiosidade ou coincidência... Em uma viagem à Índia em 1984, Jean encontrou exemplares de gatos domésticos com marcações muito parecidas com as do leopardo asiático e levou um desses gatos com ela aos EUA.
Do cruzamento entre esse exemplar (Millwood Tory of Delhi) e suas fêmeas híbridas Millwood Praline, Millwood Pennybank e Millwood Rorschach( F1 descendentes do leopardo asiático Centerwall) surgiu a raça Bengal. Em 1992, a raça Bengal foi reconhecida pela TICA( The Internacional Cat Association).
Desde os primórdios da formação da raça Bengal, há registros de exemplares de Bengal Silver. Isto se deve ao fato de alguns gatos Silver das raças Egyptian Mau e Ocicat foram usadosno processo de hibridização .
Alguns criadores tentaram por anos conseguir exemplares com características bem marcantes, mas somente no final dos anos 90 é que realmente apareceram os melhores Bengals Silver que se originaram de uma determinada linhagem americana e que contribuíram de fato para o reconhecimento da cor. Apesar de ser considerado ainda raro, atualmente existem criadores em vários países como: Canadá, Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Austrália, Noruega, Alemanha e outros. Ainda não se tem uma informação precisa sobre o número de exemplares Silver no mundo, mas é notório o crescente número de criadores e admiradores que se interessam pelos Silvers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário