Os gatos siameses possuem tamanho médio e podem atingir a faixa de 5,5 Kg. Sua fisionomia é bem definida, com bochechas bem marcadas e nariz reto. Os olhos azuis intensos, em formato de amêndoas, são uma característica marcante da raça siamesa. Seu pelo é curto, fino e sedoso e sua cor é clara na superfície do corpo e escurece ao tom de um marrom escuro e acinzentado nas extremidades (cauda, patas, orelhas e também no rosto).
O gato siamês possui um corpo comprido, magro e ao mesmo tempo musculoso. Suas patas são longas e finas. Por ser um gato de beleza única, muitos desejam tê-lo em casa, mas poucos se dispõem a compreender e aceitar o temperamento inquieto do gato siamês. Apesar de seu temperamento, o gato siamês é fiel e aprecia o carinho do dono. Em certas ocasiões, pode até assumir o comportamento dos cães em brincadeiras e passeios; em outras, pode agir com frieza e indiferença. No entanto, apesar dos problemas de temperamento, o gato siamês é brincalhão e amigo. Por isso, é tão importante conhecer e respeitar o temperamento do seu gato. Só assim terá um companheiro fiel.
O siamês é mais sensível a doenças do que outras raças de gatos. Apesar disso, pode chegar a viver até 20 anos. Para garantir que terá um gato o mais saudável possível, procure um gatil siamês, especializado na criação dessa raça. Dessa forma, encontrará um gatinho bem cuidado e terá acesso a orientações preciosas para a criação de seu animal de estimação.
Já o siamês filhote requer uma série de cuidados que, sem dúvida, são mais conhecidos por quem está acostumado a criar gatos dessa raça. Por isso, a visita a um gatil siamês é tão importante. O siamês filhote é curioso e adora fuçar onde não deve. Então um pouco de cuidado extra vai bem e pode evitar que seu gatinho se machuque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário